Alemanha diz que Portugal está no "bom caminho"
No comunicado, a que a Lusa teve acesso, a Alemanha refere que "Portugal recebe auxílio financeiro do pacote de resgate europeu desde maio de 2011" e que "o país tem progredido, desde então, na implementação do programa de reformas acordado".
Para a Alemanha, "os esforços estão a dar resultados".
Este comunicado surge um dia depois do Instituto Nacional de Estatística (INE) ter divulgado que a economia portuguesa cresceu no terceiro trimestre, com o Produto Interno Bruto a aumentar 0,2% face ao segundo trimestre do ano, mas mantendo-se ainda em valores negativos quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Ou seja, a economia portuguesa cresceu pelo segundo trimestre consecutivo.
"É importante que Portugal continue a implementar as reformas planeadas de forma consistente - as reformas macroeconómicas como também as medidas de consolidação orçamental", refere o Governo alemão.
"Esta é a única forma de garantir a sustentabilidade das finanças públicas e recuperar a longo prazo a confiança dos investidores. Os sucessos de Portugal devem ser consolidados, continuando a implementação firme do seu programa. Assim, poderá abandonar, tal como planeado, o programa de resgate em meados de 2014", conclui.
António Pires de Lima está hoje em Berlim, onde tem mantido reuniões com várias entidades alemãs, entre as quais a BDI, federação da indústria alemã, e marcou presença no simpósio anual da BME, maior associação de compradores de logística da Alemanha.